segunda-feira, 2 de junho de 2014

Concurso de “ARTE SEMANA CULTURAL MAESTRO GALLOWAY”




REGULAMENTO
1- INSCRIÇÃO
a) A inscrição de obra temática relacionada à vida do Maestro Gerard Galloway será aceita até o dia 01/07/2014;
b) poderão participar artistas, fotógrafos, artesãos, design gráfico e instituições em geral radicados em Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty ou Rio Claro;
c) a obra, convenientemente embalada e sem qualquer identificação, salvo o pseudônimo do autor, ser entregue na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Praça G-M Greenhalg, 59 – São Bento – Angra dos Reis – RJ - 23900-240, acompanhada de sobrecarta fechada, com pseudônimo, o título e informações técnicas da obra na parte externa; contendo em seu interior, o nome do artista, endereço, e-mail, telefone, no período de 30 de maio a 01 de julho de 2014.
d) a embalagem contendo a obra e a sobrecarta será numerada na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes no momento do seu recebimento, sendo fornecido um comprovante de entrega;
e) não caberá ao Ateneu Angrense de Letras e Artes qualquer responsabilidade por extravio ou avarias da obra se enviada pelos correios ou por qualquer outro meio de transporte.
2- TEMA: MAESTRO GALLOWAY

a) Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras inéditas;
b) As obras poderão ser realizadas com diversos recursos como: montagem, bordados, mosaico, pintura, fotografia, escultura, painéis, arte gráfica. Após pronta deverá ser enviada para julgamento, sendo devolvida após o termino da exposição. Após julgamento as obras ficarão em poder do Ateneu Angrense de Letras e Artes, para que sejam expostas em agosto de 2014.  

3- JULGAMENTO
a) A Comissão Julgadora, será constituída por 4 (quatro) membros, sendo que  a Comissão Organizadora do evento terá direito a mais um voto. Os jurados serão convidados dentre os de reconhecido saber no campo da comunicação e artes visuais e selecionarão as 5 (cinco) melhores obras, classificando-as;
b) o julgamento será feito em sessão reservada na sede do Ateneu Angrense de Letras e Artes, no dia 15/07/2014, às 18 horas, sendo o resultado divulgado na mesma data;
c) para efeito de desempate prevalecerão as notas mais altas e, se ainda assim permanecer o empate, caberá à Comissão Julgadora e Comissão Organizadora a decisão, respeitando o disposto no regulamento.

4- PREMIAÇÃO
a) Os autores das obras classificadas nos 5 (cinco) primeiros lugares farão jus a certificado e troféu;
b) na hipótese de um mesmo participante ter 2 (duas) obras classificadas nos 5 (cinco) primeiros lugares, fará jus a duas  premiações;
c) a obra classificada em primeiro lugar ilustrará o material de divulgação da IX Semana Cultural Maestro Galloway; as demais obras poderão ser integradas ao material de divulgação conforme a necessidade;
f) a premiação ocorrerá no dia 29/08/2014, no Teatro Municipal Câmara Torres, data da abertura da IX Semana Cultural Maestro Galloway.
5- DISPOSIÇÕES GERAIS
a) Ao fazer sua inscrição o participante estará aceitando os termos deste Regulamento, inclusive cedendo direitos de imagem ao Ateneu, ficando sujeito à desclassificação pelo não cumprimento do mesmo;
b) não poderão participar do Concurso os membros das comissões organizadoras e julgadoras;
c) será desclassificada a obra não identificada com o tema proposto;
e) as obras só poderão ser retiradas por seus autores ou responsáveis após o término da exposição;
f) as obras poderão ser vendidas durante a exposição, podendo ser entregues aos compradores somente após o término da mesma;
g) após a exposição as obras ficarão ao dispor dos autores na sede do Ateneu, devendo ser retiradas até o dia 12 de setembro de 2014 até as 12:00;
h) casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTES

O Ateneu Angrense de Letras e Artes é uma instituição sem finalidade lucrativa, fundada em 30 de abril de 1973, com estatuto registrado no Cartório do Primeiro Ofício da Comarca de Angra dos Reis, sendo considerada de utilidade pública estadual pela Lei nº 7282, de 30/10/1973 e de utilidade pública municipal pela Declaração Municipal nº 642, de 06/07/1973. No ano de 1978 foi agraciado com o premio Governador do Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob nº 29.051.703/0001-20 e tem sua sede na Praça G-M Greenhalgh, nº 59 – Centro – Angra dos Reis – RJ – 23900-240 – Site na Internet: www.ateneuangrense.blogspot.com e E-mail: ateneuangrense@gmail.com
Atendendo ao disposto em seu estatuto o Ateneu tem o compromisso de realizar eventos culturais em Angra dos Reis.
Anualmente são realizados os seguintes concursos de contos, fotografia, pintura, poesia, além de atividade literária escolar, de oficinas, palestras e comemoração do Dia da Cultura.
O evento cultural de maior importância para a difusão da Cultura em Angra dos Reis é a Semana Cultural Maestro Galloway.
Os sócios da associação reúnem-se mensalmente em sua sede, reuniões estas de caráter administrativo e cultural, abertas ao público interessado.
O AALA edita revistas de interesse cultural, com trabalhos de seus sócios e divulgação dos eventos realizados.

MAESTRO GALLOWAY – CRONOLOGIA HISTÓRICA

Berveley Gerard Maxwel Galloway nasceu em Scarborough, Inglaterra, em 06 de agosto de Formado em Línguas Antigas indo-europeias, Artes Cênicas e Música (harmonia, contraponto, composição e regência).

1959 - Gerente de estúdio (estagiário) BBC de Londres. Cantor coral da Catedral de Westminster. "Que raça de cachorro?" - Peça premiada no Concurso Nacional de Teatro.

1961 - Brasil: Missão Cultural pelo Conselho Britânico, Classe de Diploma na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Instituto Rio Branco. Preso quatro horas pelo DOPS para averiguação sobre uma palestra "Henrique V - o Príncipe Perfeito", de Shakespeare; solto após intervenção do cônsul britânico. Regente do Madrigal da Cultura Inglesa, Rio de Janeiro. Diretor de "Noite de Reis", de Shakespeare, pelas Organizações Globo. Escritor e locutor do programa de rádio (veiculado pelas rádios MEC e Roquete Pinto) "Panorama Inglês", semanal, durante três anos.

1964 - Primeiro contato com Angra dos Reis, comprou terreno na praia de Aventureiros, Ilha Grande onde construiu casa. Professor da Escola Britânica, Teresópolis. Cantor solista do conjunto Roberto de Regina, Rio de Janeiro. Dirigiu e regeu a ópera "Dido e Aeneas", de Henry Purcell com artistas profissionais e a orquestra juvenil do Teatro Municipal de Nelso Nilo Hack. Regeu também em estreia nacional a Cantata de Handel "Laudate Dominum" com a soprano Fátima Alegria (Sala Cecília Meireles).

1968 - Professor de Inglês, Colégio Naval, Angra dos Reis.

1969 - Chamado pelo professor Jair Travassos para fundar o Coral do CENIAR. Primeiro concerto, dezembro de 1969 - "A Rosa é uma flor''. Atendendo ao convite do Almirante Toscano, prefeito da cidade, dirigiu a peça "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna em suntuosa produção - Angra, Rio e Niterói. Traduziu para português a comédia de Shakespeare "Noite de Reis". A peça foi produzida e custeada pela Prefeitura de Angra dos Reis, na então ruína da nave da igreja do Convento de São Bernardino de Sena em versão musicada e depois viajou para o Rio de Janeiro. Todos os integrantes sendo angrenses.

1974 - Escreveu com a permissão de Jorge Amado, a peça "Os Malandrins" baseada no romance, "Capitães de Areia" que foi premiada em primeiro lugar (direção, trilha sonora e melhor ator) no Concurso Nacional de Teatro Estudantil em Petrópolis, 1974. Dirigiu e apresentou com cantores/atores do Coral de Angra a ópera "Dido e Aeneas" de Purcell, em Angra, Rio e Niterói, São Paulo, Tatuí e Curitiba (Guairão) - pela primeira vez em português. Escreveu para Angra a ópera indígena, texto e música "Como Criaram a Noite", baseada em lenda da Amazônia (nhanomani). Apresentada em Angra, Rio, Curitiba e no Festival de Inverno de Campos de Jordão.

1980 - Estreia "Missa Brevíssima", de Galloway, por ocasião dos 70 anos de Da.Luíza Olindina Alves, no Convento do Carmo.

1987- O Coral Jair Travassos é transformado em Coral da Cidade de Angra dos Reis, através de decreto.

1988 - Escreveu para a cidade de Angra a ópera "A Estrela", como contribuição ao nascente socialismo da comunidade, apresentada pela primeira vez em 1988 e repetidamente nos anos seguintes em: Curitiba, Angra, Rio (Escola Nacional de Música) e Niterói. Foi filmada pela TV Educativa como especial de natal, e veiculada em rede nacional com direção de Marcelo Ramos. Escreveu a ópera "Homem de Segunda", aguardando produção.

Um projeto por ele idealizado foi encaminhado às autoridades municipais que constava da construção de um teatro grego em sua propriedade, no bairro de Monsuaba, junto com uma colônia estudantil de música e teatro, sonho que infelizmente o maestro não viu concretizado.

O Coral da Cidade, após o brutal assassinato de seu regente Maestro Gerard Galloway em 1999, ficou sob a regência de Arlindo Lacerda até o ano de 2000. A partir de então até os dias atuais encontra-se sob a regência de Moacir Saraiva. Na atual formação do coral estão alguns remanescentes do trabalho brilhante do maestro Galloway, sendo que a maioria dos cantores foram formados pelo movimento de renovação do canto coral em Angra dos Reis, que tem revelado grandes talentos, através do Coral Infanto Juvenil de Angra dos Reis, atualmente sob a regência também de Moacir Saraiva.


Presidente do AALA e comissão organizadora da Semana Cultural Maestro Galloway

Contato: (24) 3365-4965 – Horário: 08h às 12h
E-mail: ateneuangrense@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário